A Cidade
Roteiro histórico – Curta a cidade a pé!
Roteiro histórico – Curta a cidade a pé!
01 RUA SANTO ANTÔNIO
02 IGREJA DO ROSÁRIO
03 SOLAR DAS FAMÍLIAS NEVES E LUSTOSA
04 MEMORIAL DOM LUCAS MOREIRA NEVES
05 IGREJA NOSSA SENHORA DO PILAR
06 IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
07 IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO
08 SOLAR DA BARBONESA DE ITAVERAVA
09 ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E MARIA FUMAÇA
10 CAPELA NOSSA SENHORA DAS DORES
11 IGREJA SÃO GONÇALO
12 TEATRO MUNICIPAL
13 MUSEU DE FEB
14 PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL
15 PONTE DA CADEIA
16 MUSEU REGIONAL
17 MEMORIA PRES. TANCREDO NEVES
18 ANTIGA CASA DE BÁRBARA HELIODORA
19 BIBLIOTECA MUN. BATISTA CAETANDO d’ALMEIDA
20 UFSI (CAMPUS SANTO ANTÔNIO)
21 IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
"A São João del-Rei das cachoeiras.
Das belezas arquitetônicas e históricas.
Dos diferentes e especiais sabores.
Da cultura mineira e religiosa.
Dos sons dos sinos, orquestras e causos.
Dos passeios inesquecíveis.
Das tradições.
Do acolhimento..."
Aqui cada olhar é único e você pode conhecer mais uma das belezas singulares desse recanto de magia, onde, além de tudo, a Maria Fumaça apita avisando que o futuro será de glórias e que o passado, resguardado nos trilhos coloniais, não se apagará.
Cultura
O Teatro Municipal, construído em 1893, 16 anos antes do Teatro do Rio de Janeiro, é a prova da paixão que os moradores da cidade nutrem pelas artes da música e do teatro. A cidade tem na música um de seus maiores expoentes. As orquestras Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, que possuem mais de 200 anos de existência, são alguns dos exemplos da tradição musical são-joanense. No mês de julho, a UFSJ promove o Inverno Cultural, evento que reúne atividades nas mais variadas linguagens da cultura e da arte.
Religiosidade
As tradicionais festas religiosas sempre fizeram São João del-Rei ser reconhecida nacionalmente. Durante a Semana Santa, principalmente, os fiéis participam da Procissão de Ramos e das principais cerimônias religiosas, como o Lava-pés, o Ofício de Trevas, o Descendimento da Cruz e as procissões do Enterro e da Ressurreição. Entretanto, as manifestações religiosas ocorrem, frequentemente.
As cerimônias da Semana Santa de São João del-Rei apresentam pompas, ritos e iconografias únicas no mundo, sendo reconhecida pelo Vaticano como uma das mais tradicionais de todo o mundo católico. O Ofício de Trevas, o Ato do Lava-Pés, o Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro, dentre outros rituais, são acompanhados de recitações em latim. Partituras de compositores sacros que viveram na região, nos séculos XVII e XVIII, são primorosamente executadas pelas orquestras da cidade.
Sinos que falam
A história de São João del-Rei ainda reserva um capítulo especial para os sinos que, com seus toques e dobres, têm mantido uma linguagem peculiar ainda conhecida por muitos moradores. Procure conhecer!
Maria Fumaça
O complexo ferroviário de São João del-Rei, além de preservar a história ferroviária do Brasil, proporciona um espetáculo aos turistas. Ocupa uma área de 35.000m² e é o maior centro de preservação da memória histórica ferroviária nacional e um dos mais importantes do mundo. A Maria Fumaça da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) é a única locomotiva a vapor com bitola de 76 cm ainda em atividade no mundo. No interior do Museu Ferroviário encontram-se locomotivas a vapor e carros e vagões históricos.
Musicalidade
A cultura local tem um de seus maiores expoentes. As orquestras Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, que possuem mais de 200 anos de existência, são alguns dos exemplos da tradição musical são-joanense.
Carnaval
Carnaval como antigamente! Aqui em São João você encontrará um dos mais tradicionais e animados carnavais do Estado. Chegue antes, pois o pré-carnaval, na semana anterior, vale a pena!
Gastronomia
- O bolinho de feijão é tradição: dourado por fora e branquinho por dentro, conquista o nosso paladar pela leveza da massa, textura crocante, sabor e aroma inigualáveis.
- O Tijucano é uma espécie de sanduíche: corta-se o pão de queijo ao meio e adiciona o bolinho de feijão... Aí, é só degustar!
- As Amêndoas, acondicionadas em graciosos cartuchos artesanais (recipientes cônicos, de papel, pintados manualmente), são uma das delícias mais tradicionais da cidade.
E tem mais! Dobadinha e mocotó aos domingos pela manhã; bala delícia; doce de batata doce...
Inverno Cultural
Que tal um programa de férias diferente!? Todos os anos, no mês de julho, a UFSJ promove o Inverno Cultural, evento que reúne atividades nas mais variadas linguagens da cultura e da arte. Programe-se!